É normal quando se tem o próprio negócio, utilizar todos os meios que estão ao alcance para divulgar os produtos ou serviços, pensando na melhora da performance de vendas. Mas a pergunta é: eu consigo vender em todo canal?

De certa forma sim. Todo canal que conecta milhares e milhões de pessoas, são ótimos lugares para fazer vendas. O WhatsApp, por exemplo, é hoje um dos principais meios de comunicação de muita gente que gosta de algo mais simples e direto.

Você já pensou em impulsionar suas vendas usando o aplicativo? Aliás, você sabia que existe uma opção do aplicativo voltado para negócios e que facilita o envio de promoções em massa, inclusão de outros meios de contato, horário de funcionamento e muito mais? 

WhatsApp Business

Venda pelo WhatsApp Business

Você já ouviu falar em WhatsApp Business? Essa versão do aplicativo é quase igual à versão tradicional. A navegação e os recursos são idênticos. Se você já utiliza a versão normal, não terá dificuldade de usar a versão para negócios.

O WhatsApp Business, ou WhatsApp Comercial, é voltado aos empreendedores que buscam facilitar e aproximar a comunicação com seus clientes, bem como aumentar suas vendas.

Uma das vantagens dessa versão é que você pode cadastrar um telefone fixo do seu estabelecimento como número da sua conta de WhatsApp Business. Assim, você não precisa adquirir um novo número só para atender essa nova estratégia.

Além disso, com o WhatsApp Comercial você consegue cadastrar o horário de funcionamento de sua empresa, adicionar listas de transmissão, configurar resposta rápidos e muito mais.

Solicite os contatos telefônicos

Para que a sua estratégia de vendas pelo WhatsApp tenha sucesso, é preciso ter um número suficiente de contato telefônico das pessoas que se interessam pelos seus produtos e conteúdos.

Uma boa estratégia é usar campos nos formulários de cadastramento para solicitar esses contatos. Além disso, você pode criar um botão em seu site com o foco direcionado para o atendimento via WhatsApp. Isso ajuda a aumentar sua agenda de contatos.

Lembre-se de pedir autorização antes de começar o disparo de mensagens. Você deve deixar claro no campo de solicitação de contato que eles receberão suas mensagens, isso evita qualquer tipo de aborrecimento por parte das pessoas.

Além disso, seu número deve estar disponível em todos seus canais para facilitar que seus usuários entrem em contato sempre que precisarem.

Cadastre os números de seus clientes

Agora que você já tem os contatos, o próximo passo é adicioná-los em sua agenda. Isso é, claro, vai demandar um pouco de tempo, e principalmente se você já tem um bom número de contatos, mas esse registro é imprescindível.

Salve os contatos com nome e sobrenome para que você consiga ter uma comunicação personalizada para seus clientes. Isso ajuda na experiência do usuário.

Caso você trabalhe com mais de um tipo de produto, é válido colocar após o nome do contato cliente o produto pelo qual interessa. Com isso você consegue enviar as promoções certas e conteúdos relevantes para seu cliente.

Além disso, ao categorizar seus clientes por produtos, você tem muito mais facilidade para criar suas listas de transmissão, que você verá no tópico a seguir.

Listas de transmissão

A chamada Lista de transmissão veio para agilizar o envio de mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo, sem que você precise selecionar uma por uma e a cada mensagem.

Por exemplo, se você tem uma oferta exclusiva para clientes VIP, você pode criar uma lista com esses clientes e fazer um disparo exclusivo.

Contudo, você precisa saber que, caso uma pessoa não tenha seu contato salvo no aparelho, ela não conseguirá receber seu conteúdo. E mais uma vez reforçamos a necessidade de fazer uma boa divulgação de seu número antes para que você tenha sucesso com o envio de suas mensagens.

Ter um cronograma para o disparo de suas mensagem também é muito importante. Assim, você não corre o risco de enviar a mesma mensagem em curto espaço de tempo e encher seus clientes de conteúdos repetidos.

Crie respostas rápidas

Tenha respostas prontas para quem envia mensagem fora do horário, mensagem de boas vindas e também mensagens para adiantar informações pessoais dos clientes.

Por exemplo, você pode solicitar nome completo e data de nascimento, criando um cronograma de mensagens para felicitações de aniversário personalizadas, além de usar as informações para criar novas estratégias de venda direcionadas.

O próprio aplicativo permite você personalizar uma mensagem automática para envio quando não houver ninguém disponível para responder uma mensagem, sem deixar nenhum cliente esperando.

Para isso, defina um horário de atendimento e informe no perfil de sua empresa no próprio WhatsApp. Além disso, você também pode incluir outras informações como o endereço comercial.

Agilidade no atendimento

Quando você fornece um contato de WhatsApp para seu público, uma das primeiras intenções é facilitar o atendimento e ter mais agilidade para que eles possam fazer pedidos e cotações.

E para isso, você precisa definir uma pessoa responsável para ficar atenta à esse canal para responder os clientes com precisão, mandar informações corretas e o mais rápido possível.

Oferecer um atendimento rápido e de qualidade é a premissa de qualquer negócio e isso faz com que você seja lembrado pelo seu público. Seja sempre educado e solícito ao receber uma mensagem. 

Efetuar a venda no ato é um grande diferencial, o tempo pode criar dúvidas então vender pelo próprio WhatsApp é muito importante!

Para cobrar seu cliente você pode utilizar ferramentas como o PicPay e Asaas que oferecem compartilhamento de cobranças pelo WhatsApp.

Assinar o contrato também é possível, utilizando o Assinadoc você consegue enviar o contrato pelo WhatsApp do seu cliente e ele pode assinar pelo celular em poucos minutos!


Que tal tornar as solicitações de assinatura mais práticas e rápidas?
Com UM CLIQUE você solicita assinaturas de qualquer lugar!
CADASTRE-SE GRÁTIS!