Relatórios de marketing sólidos vão além da exibição de números.

Existem práticas recomendadas para a criação de relatórios que são úteis para você como profissional de marketing digital, sua equipe, seus executivos e seus clientes.

Neste post vamos falar sobre dicas para relatórios eficientes, sugerir boas práticas para os relatórios e sugerir ferramentas para te ajudar.

Dicas e boas práticas

Atenda aos objetivos.

Os objetivos são a razão de ser do seu projeto. Os objetivos justificam o gasto com a realização da pesquisa.

Faça dos objetivos o ponto de partida do seu relatório. Se tudo o que você faz em seu relatório é atender aos objetivos, você não precisa fazer mais nada.

Não seja um escravo do seu formato!

Você pode sempre ter escrito relatórios de texto, mas seu tema de pesquisa pode ser mais bem expresso em PowerPoint, Excel ou mesmo em formato de vídeo.

Seja criativo e use o formato que melhor comunica as informações.

Além disso, existem muitas fontes que informam como escrever um relatório de pesquisa, mas hoje essas fontes estão desatualizadas.

Use o formato adequado ao seu público, sempre lembrando que você deve (1) atender aos objetivos e (2) facilitar para o leitor.

Inclua um resumo executivo ou painel.

Não importa o quão maravilhoso seja o seu relatório, sempre haverá aqueles gerentes que simplesmente não têm tempo para ler o relatório inteiro.

Não leve para o lado pessoal! Se você puder resumir as informações às respostas mais importantes, aquelas que abordam os objetivos (hmmm, isso pode ser importante) e apresentá-las em um painel gráfico de uma ou duas páginas ou scorecard, faça isso.

No mínimo, escreva um resumo executivo que inclua apenas as informações de que os gerentes precisarão para tomar a decisão de negócios no centro do projeto.

Conte uma história interessante.

Ninguém gosta de ler sobre pontos de dados.

Contar uma história torna os resultados da sua pesquisa acessíveis e leva o leitor à implementação.

As histórias também são mais memoráveis, portanto, suas descobertas se tornarão princípios orientadores para decisões futuras.

Seja breve.

A pesquisa mostrou que nós, humanos, estamos lendo cada vez menos. Portanto, seja breve e use muitos espaços em branco e marcadores.

Muito texto em uma página pode ser intimidante e desestimular os leitores.

Ferramentas úteis.

DashGoo

A ferramenta de Relatórios de Marketing Digital oferta possibilidades de análise para plataformas como o Google Adwords, Analytics, Facebook e Instagram em dashboards integrados, melhorando a capacidade de análise da equipe de Marketing.

E o melhor, a ferramenta possui planos para todos os bolsos, de profissionais autônomos à agências, tudo isso com a capacidade de gerar relatórios de Marketing Digital automatizados e ilimitados.

Uma das funcionalidades do DashGoo é a oferta de modelos de relatórios de Marketing Digital prontos, mas altamente personalizáveis.

Lá, você insere as KPIs mais interessantes para a análise da sua estratégia e apresenta-os nos melhores formatos para o público: em forma de gráficos, imagens, mapas e muito mais.

Cyfe

Se o DashGoo tem a vantagem da simplicidade e de ser uma ferramenta nacional, o Cyfe sai na frente pelas inúmeras possibilidades de análise e integração com serviços digitais além do tripé básico Facebook, Instagram e Google.

Lá, você encontra a possibilidade de integrar ao seu painel de controle dados do Twitter, Vimeo, LinkedIn, Chartbeat e muitos outros.

O Cyfe é uma ferramenta muito mais robusta. Com ela, os seus relatórios de Marketing Digital estarão completos e bem detalhados.

Uma das possibilidades oferecidas pela ferramenta é a de monitorar dados de redes sociais em tempo real, checar o andamento do seu Marketing em e-mail e termos de SEO, e automatizar a geração de relatórios de Marketing Digital com todos esses dados.

No entanto, o Cyfe é muito mais que um gerador de relatórios de Marketing Digital, é uma ferramenta completa de análise.

Google Cloud

A ferramenta de geração de relatórios de Marketing Digital Google não fica atrás das outras apresentadas.

A funcionalidade transforma dados oriundos de inúmeras ferramentas (como o Analytics, Adwords, YouTube) em relatórios de Marketing Digital personalizados e interativos, além de possibilitar sua visualização em dashboards únicos.

No entanto o uso do Cloud Datalab é ligeiramente mais complexo e requer mais especialização do que os outros aplicativos apresentados. O aplicativo é baseado em conceitos de Cloud Computing e Machine Learning.

Assinadoc

Depois de gerar e emitir um relatório conciso, com todos os dados de forma prática e limpa é hora de enviar!

É super importante mantes histórico e ter a confirmação de recebimento, leitura e aceite, por isto sugerimos o Assinadoc.

Você pode enviar seus relatórios como PDF e utilizar o envio via e-mail pelo Assinadoc, você ainda pode ativar a proteção, impedindo que seus relatórios sejam alterados ou que conteúdo seja extraído.

Além disso tudo você tem um chat no documentos para discutir com seu time e é avisado quando seu cliente visualiza seu relatório, além de poder solicitar aceite e assinaturas para confirmação.


Que tal tornar as solicitações de assinatura mais práticas e rápidas?
Com UM CLIQUE você solicita assinaturas de qualquer lugar!
CADASTRE-SE GRÁTIS!